Cultivar uma horta em casa é sinal de saúde e bem-estar para toda a família, seja qual for o tamanho ou a variedade de ervas, temperos ou até vegetais. A horta em casa permite uma alimentação de qualidade e livre de agrotóxicos.

Para a casa, um verde traz vida ao ambiente, tornando-o mais agradável e aconchegante. Além da praticidade de sempre ter os temperos e vegetais em mãos na hora de preparar as refeições.

Para as crianças, a magia ao ver o processo de desenvolvimento de uma planta, pode proporcionar um consumo muito mais consciente e prazeroso, além do contato com a natureza.

 

 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas bacanas de como montar uma horta e os principais cuidados. Confira:

  1. Escolha um local arejado e que tenha pelo menos quatro horas de luz solar durante o dia.  Também, é muito importante saber os tipos de hortaliças, frutas, ervas ou temperos que são adequados ao espaço que você dispõe e deseja ter a disposição!

 

 

2. Defina a melhor forma de plantar e considere, no espaço disponível, as espécies que deseja cultivar. Avalie qual delas se integra com a sua necessidade, decoração e espaço na casa. Conforme as opções abaixo:

 

  • Na terra: É uma opção para quem tem um quintal ou jardim com espaço, onde as sementes e mudas são plantadas diretamente na terra.

 

 

  • Vasos: Você mora em apartamento ou não tem um quintal? Os vasos são as alternativas perfeitas. Práticos, eles possuem uma enorme variedade de tamanhos, materiais, formatos e cores. Escolha conforme o estilo da sua decoração!

 

 

  • Embalagens Reutilizadas: Garrafas pet, latas de refrigerante ou alimentos, caixas de leite e potes de vidro também são uma ótima opção. Além ter alimentos mais saudáveis cultivados em casa, você vai estar ajudando o meio ambiente!

 

 

  • Caixas de madeira: Espaçosas e com baixo custo, caixas de madeira e paletes podem ser boas escolhas.

 

 

  • Horta Vertical: Ideal para quem mora em Apartamento, a horta vertical é uma forma criativa de cultivar! Aproveitando espaços próximo a parede, a horta pode ser plantada no sentido vertical em vasos, prateleiras, estrutura de madeira e embalagens recicladas.

 

 

Para finalizar, não esquecer de fazer furos no fundo dos vasos para evitar excesso de água no solo. É recomendado adubar a sua horta pelo menos duas vezes por ano. Os adubos orgânicos são mais indicados que os químicos, porque você vai utilizar os temperos na sua alimentação.

Agora, use a criatividade e mãos à obra!