Esta pensando em receber os amigos em casa neste final de semana? Não sabe o que preparar para servir?

Um prato delicioso e fácil de preparar é o Risoto de Funghi. Cheio de sabor e proteínas, o prato a base de cogumelos funghi, pode ser servido sozinho ou acompanhado de uma carne. Esse risoto combina perfeitamente com diversos acompanhamentos e é um verdadeiro coringa na hora de preparar uma refeição.

Confira o modo de preparo deste clássico dos jantares sofisticados e surpreenda seus convidados com essa deliciosa receita!

 

INGREDIENTES:

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1/2 cebola picada
20 g de funghi secchi
1 xícara (chá) de vinho branco seco
6 xícaras (chá) de caldo de carne ou galinha (se for usar cubos, dissolva apenas 2)
4 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

 

MODO DE PREPARO:

 

1. Numa tigela, coloque o funghi e cubra com água morna. Deixe de molho por 30 minutos.

2. Numa panela, coloque o caldo de galinha ou carne e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e reserve.

3. Em outra panela, coloque metade da manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola e misture por 4 minutos ou até que fique transparente. Junte o arroz e misture por 2 minutos em fogo alto. Adicione o vinho e misture bem até evaporar. Retire o funghi da água e coloque na panela. Refogue por 1 minuto.

4. Mantenha a panela com o caldo em fogo baixo. Na panela com o arroz, acrescente 1/3 do caldo e mexa até secar. Junte mais 1/3 do caldo e mexa sem parar até que seja absorvido. Adicione o restante, aos poucos, verificando a consistência do risoto. Ele deve ficar úmido e com o arroz al dente.

5. Quando atingir o ponto de risoto, desligue o fogo e adicione o restante da manteiga. Misture o parmesão ralado e sirva bem quente.

 

Fonte: Panelinha – Rita Lobo