Com a chegada da primavera, dá ainda mais vontade de tirar as louças estampadas do armário. Veja aqui as dicas para combiná-las de um jeito bacana!

Na hora de decorar a mesa com louças estampadas, tenho a mesma dúvida que me assola quando o assunto é o guarda-roupa: como fazer um mix bacana sem errar a dose? Tem gente que mistura peças de diferentes padronagens de uma maneira superlegal, mas eu sempre tenho aquele medinho de soar exagerada. Mas nada como falar com uma expert, né? A Paola Mazzaferro Gilmet Kratz, gerente de produto da Copa&Cia, deu dicas ótimas para acertar na combinação – e ela entende bastante do assunto: a empresa acabou de lançar duas linhas com estampas maravilhosas assinadas pela consultora de moda Constanza Pascolato, diva absoluta no quesito elegância.

Nesta composição, foram usadas louças com duas estampas distintas, das linhas Suculentas e Acerolas e Carambolas (ambas criações de Constanza Pascolato para a Copa&Cia). Repare que até os sousplats são diferentes uns dos outros, mas, como todos seguem uma pegada neutra (e o fundo também), o resultado é harmonioso (Copa&Cia/Divulgação)

De acordo com a Paola, peças estampadas combinam com qualquer situação. “Assim como na moda, não existe ocasião certa ou errada. O importante é alinhar a escolha da louça com os demais elementos à mesa, sempre levando em conta o estilo do evento”, diz ela.

Normalmente, as pessoas se permitem ousar mais quando o encontro é informal. Mas, mesmo em casamentos e outras recepções formais, tudo bem usar estampas – desde que, claro, elas sejam sofisticadas e tenham a ver com o espírito da festa.

Embora não seja uma regra, desenhos mais vibrantes e tons quentes tendem a ser usados em almoços, pois combinam súper com a luz do dia. Mas relaxe se quiser colocar aquela louça com uma cara alegre na mesa do jantar. O estilo do encontro é que determina o serviço de mesa, e não o horário.

O jogo americano repete uma das cores da louça. Coordenados com o sousplat de rattan, os talheres com cabo de madeira e o guardanapo jeans, o tecido e os pratos formam uma composição chique e casual, que tem tudo a ver com um almoço descontraído (Copa&Cia/Divulgação)

“O mix and match adotado na moda também se aplica à mesa posta”, ensina Paola. Ela sugere equilíbrio na escolha de elementos lisos e estampados, pois o excesso de padronagens e texturas pode resultar num look exagerado e deselegante. 

A expert também sugere calma na hora de eleger o arranjo: se quiser flores, elas devem conversar com a estampa da louça. “Na dúvida, escolha folhagens, que, além de belíssimas, não entram em conflito com o desenho dos pratos.”

 

Matéria publicada por Casa Claudia em 29 de setembro de 2017 (Clique aqui para ver a matéria no site Casa Claudia)

Por Rosele Martins | Coluna Tá na Mesa