Nada como começar o dia com um delicioso café da manhã servido em uma mesa bem caprichada. Mas geralmente surgem dúvidas sobre os elementos a serem utilizados e a forma de combiná-los, certo?

Então, confira as dicas básicas que separamos para você montar uma mesa de café da manhã! 

DICA 1. Geralmente os tons claros são mais apropriados para refeições matinais.  Por isso, procure escolher tons que não sobrecarregam o ambiente, e que tragam tranquilidade para esta refeição tão importante.

O uso de toalha de mesa é opcional.  Ela pode ser substituída por jogos americanos ou por caminhos de mesa (trilhos de mesa) que servem de base para a louça que será apoiada sobre eles.  Também é possível uma combinação de jogos americanos e caminhos de mesa, intercalando as peças.

O sousplat também pode ser usado na mesa de café da manhã. O que precisa ser avaliado é que geralmente eles possuem um encaixe para o fundo do prato raso ou pode ficar muito desproporcional em relação ao prato de lanche, isso pode ficar um pouco estranho visualmente.

DICA 2. De preferência aos pratos de sobremesa, já que são um pouco menores do que os pratos rasos e são mais apropriados para este momento. Posicione-os no centro de cada lugar à mesa.

Os pires e xícaras podem ser colocados sobre o prato de lanche ou ao lado direito na parte superior ao prato de lanche. Da mesma forma, caso você queira acrescentar um bowl à composição, ele deve ser posicionado sobre o prato de lanche ou ao lado esquerdo na parte superior.

Exemplos mesa de café da manhã

 

DICA 3. Os copos ou taças podem ser colocados na parte superior ao lado direito, mas nunca sobre o prato. É interessante sempre deixar um copo à disposição para quem for beber água ou suco.

DICA 4. Para o café da manhã, o ideal é trabalhar com talheres de sobremesa, que são um pouco menores do que os de mesa.  As facas são acomodadas ao lado direito do prato e os garfos à esquerda. A colher pode ficar à direita, ao lado da faca, ou então acima do prato no sentido horizontal.

DICA 5. Mesmo sendo uma refeição mais casual, os Guardanapos de tecidos podem ser considerados. Guardanapos de tecidos dão um toque super charmoso e aconchegante à mesa. Pelas regras de etiqueta à mesa, os guardanapos devem ser dispostos ao lado esquerdo do prato, ao lado do garfo. Mas, caso o pires e a xícara não estejam sobre o prato de lanche, o guardanapo pode ser colocado sobre ele também.

Complemente o look com uma bela argola de guardanapo.  Argolas florais são perfeitas para este momento, trazendo o frescor da manhã para sua casa!

Gostou? Se você usou as dicas e montou uma mesa linda de café da manhã, nos conte como ficou! Queremos muito saber!