Uma bela mesa posta merece receitas saborosas! E para mostrar como se faz, a Bruna do blog BruCalderon preparou um post super especial que vai te ensinar como montar a mesa ideal, com receitas para oferecer um cardápio gostoso e completo. Confira na íntegra todas as suas dicas:

Bruna Calderon
Bruna Calderon

“De uns tempos para cá a expressão “mesa posta” tem ganhado fama e tomado conta de sites, blogs e redes sociais e se você adora um colírio para seus olhos e acompanha essas tendências, certamente já se deparou com essa expressão por aí.

Meu primeiro contato com a mesa posta foi com a minha amiga de coração Gabriela, dona no Blog Casa da Caubi. Foi nos encontros que fazemos para conversar, trabalhar e claro, comer, que comecei a entender a importância de aliar uma deliciosa receita a uma mesa bem feita. Aprendi muita coisa com a Caubi e entre as lições mais importantes estão a demonstração de carinho que é preparar uma mesa para alguém e que a chave do sucesso é a criatividade.

Acho super importante falar sobre isso pois muita gente acaba não fazendo uma mesa bonita por achar que não tem todos os itens necessários ou que montar a tal mesa posta é muito complicado.

Bom, estou aqui hoje para desmistificar esses conceitos e dizer que é fácil sim ter uma mesa posta linda de forma simples!

A primeira coisa que temos que lembrar é que a ideia principal é receber seus convidados com capricho demonstrando seu afeto com uma mesa preparada com muito charme e carinho. Uma mesa bem organizada e decorada faz toda diferença naquela recepção especial e aqui vou te mostrar que mesmo quem está começando a se aventurar nesse universo, consegue reproduzir lindas mesas usando alguns itens essenciais.

Como disse antes, uma das coisas mais importantes é usar a criatividade na hora de montar sua mesa! Tenha em mente que vale tudo para deixá-la linda e afetuosa, por isso, aproveite itens de decoração da sua casa como velas, vasos e pequenos enfeites para dar um toque especial e complementar o resultado final da produção.

Agora, depois de entender que a mesa posta é uma demonstração de carinho e por isso deve ser preparada com alegria e amor e também que deve deixar aflorar sua criatividade, você deve estar se perguntando por onde começar, certo?

Minha dica é adquirir produtos que tenham harmonia entre si para começar a produção de suas mesas postas. Apostar em itens que tenham uma tonalidade complementar e que combinem com produtos e objetos que você já têm em casa, também pode ajudar na produção das primeiras mesas. Tenha em mente que você precisará de alguns itens essenciais como jogo americano, sousplat, pratos e talheres, porta guardanapo e guardanapo para montar uma mesa incrível e caprichada.

Produtos Copa&Cia

 

Por fim, adquira produtos de boa qualidade que reflitam o cuidado que você teve ao preparar aquela mesa para seus convidados. Cada talher diferenciado, cada prato delicadamente desenhado ou pintado a mão e cada enfeite adicionado a mesa, faz toda diferença no resultado final criando um ambiente carinhoso afetivo para os seus convidados.

Para colocar todas as dicas que aprendi com a Caubi em prática contei com a ajuda da Copa&Cia, empresa com mais de 20 anos no mercado que tem como paixão vestir a mesa e decorar os nossos lares.

O que mais gosto da marca é justamente a diversidade de produtos disponíveis que combinam com o estilo de qualquer casa e qualquer mesa! A marca tem uma gama gigante de produtos que vão do estilo clássico ao mais moderno, dos essenciais do dia a dia aos mais refinados com peças pintadas a mão e por aí vai.

Para minha primeira mesa posta escolhi porcelanas na cor fendi para harmonizar com itens no tom madeira presente nos talheres, porta guardanapo, sousplat e jogo americano. Incrementei a minha mesa com uma vela e dois arranjos de rosas brancas daqui e casa e pronto.

Em poucos minutos produzi uma mesa posta linda com alguns itens essenciais e muito amor e carinho que deixou o jantar pra lá de especial!

E se você ainda estiver em dúvida e quiser saber mais sobre esse mundo da mesa posta, dá uma olhadinha no site da Copa&Cia, por lá você vai encontrar produtos lindos e um blog recheado de ideias e inspirações de decoração, DIY e mesa posta.

 

E agora que você já sabe por onde começar, que tal se inspirar e preparar esse cardápio completo para um jantar romântico para quem você ama?

 

Salada

INGREDIENTES
  • Alface
  • Rúcula
  • Broto de girassol
  • Tomate cereja
  • Queijo parmesão em cubinhos
  • Sal
  • Pimenta
  • Azeite
  • Vinagre balsâmico

MODO DE PREPARO

Lave bem as folhas, disponha-as no bowl e adicione os tomates e o queijo. Tempere com sal, pimenta moída na hora, um fio de azeite e um fio de vinagre balsâmico. Deixe para temperar sua salada na hora de comer para evitar que ela murche.

 

Steak au Poivre 

INGREDIENTES
  • 4 steaks de carne
  • 1 colher de sopa de pimenta verde em conserva
  • 1 colher de sopa de conhaque
  • 100 ml de vinho branco
  • 100 ml de caldo de carne
  • 100 ml de creme de leite
  • Manteiga
  • Batatas em formato canoa
  • Sal
  • Pimenta moída
  • Azeite
  • Alecrim
  • 2 dentes de alho

MODO DE PREPARO

Coloque as batatas em uma assadeira, tempere com sal, pimenta e coloque os dentes de alho e os ramos de alecrim por cima. Regue com azeite e leve ao forno pré aquecido por 40 minutos.

Enquanto a batata fica pronta, vamos fazer a carne. Esquente muito bem uma frigideira, sem nada de óleo ou gordura ok?

Corte grosseiramente as pimentas em conversa com a ajuda de uma faca. Passe manteiga dos dois lados da carne, cubra com as pimentas em conserva, pressionando um pouco para que grude na carne e coloque  na frigideira.

Algumas pimentas vão escapar da carne, não tem problema, deixe-as na frigideira mesmo.

Bom, o ponto da carne depende de muitas variáveis como o corte, a altura da carne e o gosto pessoal de cada um. Mas de forma geral, a melhor técnica para se fazer uma carne é colocar na frigideira e não mexer até que comece a observar algumas bolsinhas de sangue na parte de cima do bife. Isso significa que a parte que está em contato com a frigideira já grelhou e que o calor já subiu pelo corte. Nesse momento, vire a carne para grelhar do outro lado e espere a mesma coisa acontecer. Quando começar a aparecer o sangue na parte virada para cima, sua carne está ao ponto, ou seja, sua carne está bem passada nas extremidades e rosada no meio.

A variação dos pontos depende de você, se quiser mais mal passada, é só deixar uma quantidade menor grelhando e se quiser mais bem passada, inclusive por dentro, é só deixar grelhando por mais tempo.

Feito isso, tire a carne da frigideira e reserve.

Imediatamente jogue o conhaque na frigideira e flambe. Quando terminar de flambar, coloque o vinho branco e vá raspando o fundo da frigideira para que todo o tostadinho da carne desgrude e incorpore em seu molho. Acrescente o caldo de carne, o creme de leite e agora espere reduzir pela metade todo o molho.

Pode ir mexendo para ajudar esse processo de incorporar tudo que soltou da carne com os ingredientes do molho. Quando tiver reduzido pela metade, seu molho está pronto.

O tempo é o mesmo da batata terminar de cozinhar, então tudo fica pronto praticamente junto.

Agora é só servir as batatas, a carne e o molho por cima!

 

Brownie com Flor de Sal

INGREDIENTES
  • 3 colheres de manteiga sem sal
  • ½ xícara de chocolate em pó
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícaras de açúcar
  • 2 ovos
  • ½ colher de chá de essência de baunilha
  • ½ tablete de chocolate meio amargo em cubinhos
  • ½ xícara de castanha de caju
  • Uma pitada de flor de sal

MODO DE PREPARO

Em um recipiente misture o açúcar e os ovos. Junte os demais ingredientes e vá misturando delicadamente até tudo estar homogêneo. Despeje a massa em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno pré aquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos.

Finalize com um pouco de calda de chocolate e uma pitadinha de flor de sal por cima para um toque especial.

 

Confira a galeria de fotos: