Ser criança é viver intensamente e nunca perder de vista o colorido da vida!
Nesta fase, amamos descobrir, compartilhar e experimentar. E não é à toa que uma das primeiras descobertas é: Qual a sua fruta favorita, não é mesmo?
Inspirados no Dia das Crianças e nessa vitalidade trouxemos as cores, aromas e sabores das frutas para comemorar o Dia das Crianças, com alegria, energia e saúde.

Você já sabe que as frutas fazem bem, mas sabe o porquê? Qual a importância de oferecer porções diárias deste alimento para seus filhos? Confira abaixo algumas informações relevantes para o consumo dessas delícias naturais:

   

As frutas são fonte de fibras, vitaminas, sais minerais, água, frutose, carboidratos, gorduras e proteínas. Mas não para por aí, elas reforçam o sistema imunológico, colaboram para o bom funcionamento do intestino, contribuem na prevenção de algumas doenças e promovem a boa saúde. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o consumo de frutas, auxilia na diminuição de riscos de algumas doenças como cardiopatias, alguns tipos de câncer e obesidade.

  

Para auxiliar e orientar os papais, o Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, criou uma tabela de porção diária ideal, conforme a Pirâmide Alimentar. Abaixo seguem as porções ideais de  frutas na alimentação para você conferir:

Para exemplificar a porção compreenderia:
1 Maçã Média;
½ Mamão Papaia;
1 Banana Média;
1 Pêra;
1 Laranja.

A melhor forma de consumo para garantir todos os nutrientes é “in natura”, e sempre que possível manter a casca, pois concentra a maior parte dos seus benefícios. Com relação aos sucos, algumas fibras e vitaminas podem perder seu valor nutricional. Evite sucos de caixinha, além de não garantir as propriedades da fruta, podem utilizar de conservantes industrializados.

   

Porções diárias são necessárias e você precisa diversificar, pois cada fruta possui cores distintas que estão ligadas a diferentes nutrientes que auxiliam no desenvolvimento da saúde de seus filhos. E nós vamos te contar quais os benefícios de cada cor, logo abaixo:

Frutas Verdes: possuem antioxidantes, ajudam a repor energia gasta pelo corpo, previnem doenças como câncer e tumores, além de reduzir o risco de perda da visão.

Frutas Amarelas: auxiliam no metabolismo de gorduras, cicatrização, mantem os sistemas imunológico e nervoso saudáveis.

Frutas Brancas: anti-inflamatórias, ajudam no metabolismo de proteínas, auxiliam na manutenção de ossos e dentes. Além de apresentar efeito antialérgico para alguns casos, como coceiras e espirros.

Frutas Vermelhas: são antioxidantes, combatem os radicais livres, contribuem na prevenção de diabetes, hipertensão e estimula a circulação sanguínea.

Frutas Roxas: beneficiam o coração, músculos e sistema nervoso, ajudam no metabolismo da glicose e funcionam como antioxidantes.

  

O ideal é deixar as frutas com casca de molho por 15 minutos em uma mistura de 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária ou hipoclorito de sódio, em seguida lavar bem em água corrente.

  

Chame as crianças, que vamos preparar uma linda, saborosa e colorida mesa com frutas para comemorar o dia delas!

Para o cardápio, preparamos um delicioso espetinho de frutas, e nós selecionamos abacaxi, uva, morango, banana, kiwi e melancia, que, além de muito sabor,  vão trazer as cores que tanto desejamos. Para o preparo, após a devida higienização, retire as cascas e as sementes (quando necessário) e corte as frutas em um tamanho propicio para serem colocadas no espetinho, aleatoriamente, para ficar bem colorido.  Se sobrarem algumas frutas,  deixe em um recipiente, tipo bowl, para o consumo nesta mesma refeição.

Além das frutas, optamos por fazer um pouco do prático e delicioso ganache! Basta derreter 100g de chocolate ao leite e adicionar ¾ de uma caixinha de creme de leite, misturar bem e estará pronto para servir. O ganache será apenas um adicional e poderá servir como atrativo na degustação desta variedade de frutas!

 

Em nossa composição,  as  frutas, além de estar presentes no cardápio,  também dão o ar da graça nos jogos americanos da coleção Luna Fun,  conferindo cor e tornando o visual divertido.

A louça branca foi ideal para tornar ainda mais atrativo o colorido das frutinhas. Neste caso, optamos pela linha Provence que é versátil e possui uma estética vintage, com leve patinado nos detalhes em relevo nas bordas, que agraciam as peças.

Adulto ou criança, todos nós precisamos de um guardanapo por perto para evitar ficar lambuzado, não é mesmo? A escolha do guardanapo Home nos cativou na composição, proporcionando personalidade a cada lugar à mesa. Selecionamos estampas em cores diferentes e brincamos com as dobraduras que adicionaram um toque de charme.

Para servir o suco optamos pela jarra Vitrum Oliva, com sua transparência e detalhe texturizado, harmonizou perfeitamente com nossa composição.  Os demais itens como copos e talheres são opcionais, neste caso, selecionamos copos transparentes e de poucos detalhes, já os talheres preferimos algo natural como os garfos de sobremesa Garbo Wood com cabo em madeira.

Para complementar nosso look, inserimos na decoração alguns vasinhos e cachepos da linha Garden que trazem o frescor da natureza à ambientação.  Finalizamos com as luzes decorativas Luce Gred que dão aquele toque mágico que as crianças amam!

O resultado de tudo isso, feito com amor, é uma mesa linda, colorida e saudável, pronta para um Feliz Dia das Crianças!

 

Se gostou destas dicas e informações, compartilhe e inspire outras pessoas também!