Volta e meia o tema náutico, ou navy, ressurge como o queridinho da vez, principalmente no verão, época que tem tudo a ver com os elementos marinhos dessa tendência.

Para se ter uma ideia, ele surgiu no início dos anos 1920 com ninguém menos que Coco Chanel. A ousadia na releitura dos uniformes dos marinheiros chamou a atenção de diversos outros estilistas. De lá pra cá a temática nunca mais foi esquecida e passou a ganhar repaginagens, sem perder, é claro, os detalhes que lembram o mar.

Como os ventos estão favoráveis, que tal utilizar esse clássico dos climas mais quentes como inspiração para bem-receber em casa? Neste post você vai saber como aplicar o tema náutico na mesa posta para compartilhar bons momentos com pessoas especiais. Confira:

Como aplicar o tema náutico para bem-receber

Você não precisa renovar toda a sua decoração de casa para criar uma mesa posta com tema náutico, embora muitas pessoas já deixaram-se levar pelo charme dessa tendência (dá uma espiadinha neste post com dicas para decoração de interior no estilo navy)

Em geral o tema náutico tem tudo a ver com mesas ao ar livre em varandas, jardins e terraços. O interior de casas praianas também é ideal para compor uma mesa posta temática. As decorações mais rústicas e com elementos naturais são o cenário perfeito para um almoço ou café da tarde com essa tendência.

Barco, timão, âncora, listras e tons de azul marinho, branco e vermelho são detalhes básicos da linha náutica mais clássica. Motivos marinhos representando o fundo do mar vem pra somar ao estilo navy e criar um cenário ainda mais encantador.

Você pode optar por jogos de jantar que imprimem esses detalhes, ou que tenham os tons característicos, e completar a decoração com outros elementos. É possível, por exemplo, combinar as louças com jogos americanos de fibras naturais e detalhes artesanais e/ou sousplats de juta. Ambos também podem servir de apoio de pratos quentes. Porta-copos nos mesmos materiais ajudam a compor a mesa.

Argolas de guardanapo são um charme à parte e contribuem para demonstrar o cuidado ao montar a mesa para os seus convidados. Materiais como rattan, bambu ou conchas marinhas são a cara do tema náutico. Eles podem aparecer representados nos complementos da decoração ou nos itens à mesa, como no jogo de talheres.

Toda essa rusticidade e naturalidade das peças transmite frescor e serenidade ao ambiente, afinal o mar sempre remete-nos a boas lembranças e momentos de tranquilidade. Quer surpreender ainda mais? Conchas, cordas, estrelas do mar e redes dão o toque final em uma mesa mais elaborada.

O cardápio, claro, também precisa se adequar à ocasião. Dias quentes pedem saladas tropicais, frutos do mar e massas e risotos com combinações mais leves. Na sobremesa, cremes cítricos e sorvetes artesanais com caldas de frutas dão o toque final do seu encontro.

Ah, e não esqueça das taças para brindar o momento. O verão pede bebidas bem geladas como água saborizada, pink lemonade ou drinks alcoólicos refrescantes. Que tal um mojito ou um clericot liberté? Tim tim!

Quer aprender a criar composições de vários estilos e surpreender ainda mais os seus convidados? Baixe o nosso novo e-book totalmente gratuito: 5 Dicas para Montar a Mesa Perfeita. Boa leitura e até a próxima!