mesa posta natural com a linha Aquarelle Lemon

Madeira, fibras, frutas e  folhagens trazem charme e graça para bem-receber com essa temática.

A temática da natureza nunca sai de moda, mas de uns tempos para cá ela tem sido ainda mais procurada na decoração de interiores. Como uma resposta ao cotidiano intenso das grandes cidades ou graças à onda de sustentabilidade e consumo consciente que estamos vivendo, os elementos naturais e as formas orgânicas estão em alta.

A mesa é um dos locais que foi beneficiado por essa reaproximação com o meio ambiente. Quem busca unir bem-estar, aconchego, leveza e serenidade para receber pode lançar mão de itens decorativos neste estilo em casa, no jardim ou na varanda. Neste post você confere algumas dicas para imprimir um visual natural e cheio de estilo na mesa posta.

Fibras naturais e formas orgânicas à mesa.

Elementos naturais

Os elementos naturais são indispensáveis para compor uma mesa que remete ao meio ambiente. Madeira e fibras como o rattan, por exemplo, podem estar presentes em sousplats, argola de guardanapos, porta-copos e talheres. A pegada rústica dessas peças imprime calor e conforto à mesa, deixando os seus convidados super à vontade.

Texturas e formas

Tecidos como o linho e o algodão ajudam a proporcionar uma sensação de aconchego à mesa. Invista no toque macio desses elementos em guardanapos ou jogos americanos.

Peças decorativas ou funcionais que imitam as linhas e formas naturais de troncos, plantas e folhagens também podem ser usadas na composição. Elas lembram as matérias-primas da natureza e promovem uma sensação de aconchego e acolhimento, além de tornarem a mesa mais divertida.


Flores e frutas

As estampas, as imitações ou até mesmo as frutas in natura podem ajudar a equilibrar o estilo rústico dando mais vida à mesa e quebrando a sobriedade dos elementos naturais. Destaque para as cítricas, que transmitem todo o frescor da natureza.

Nas flores, opte por folhagens, cactos e suculentas, que dão um charme à mesa sem tirar a atenção dos outros elementos. Também é possível escolher uma flor mais colorida, em vez das frutas, para contrastar com o verde.

Animais

Os animais também podem ser usados na composição da mesa. Estampas de pássaros são uma boa pedida, já que eles possuem uma beleza ímpar e passam a sensação de liberdade que a natureza oferece.

Cores

A natureza é por si só super colorida, mas alguns tons podem ajudar a compor a mesa no estilo natural. Os terrosos podem servir como base na decoração, enquanto o verde e o azul podem trazer mais graça à mesa. Porém, essa não é uma regra. Você pode escolher outras cores chamativas e divertidas para contrapor o verde e os tons terra.

O ideal é sempre equilibrar as estampas coloridas com a neutralidade de itens lisos. O excesso pode resultar em uma mesa exagerada e deselegante, o que não combina com a ocasião. Lembre-se que a ideia do estilo natural é usar a simplicidade a seu favor com o charme e a elegância dos elementos corretos.

Quer mais ideias para compor mesas postas com estilo?  Confira neste post dicas para decorar a mesa no jardim.