Sousplats Greco Jônico Copa&Cia

O universo da mesa posta nos envolve com seu encanto em bem receber e proporcionar momentos únicos para nossa família e amigos. As possibilidades para compor e decorar a mesa são inúmeras e o sousplat auxilia nas composições tornando o visual convidativo e agradável!

Para entender mais sobre o que é e como usar este item à mesa, separamos informações relevantes para você entender tudo sobre:

O que é Sousplat?

O nome é de origem francesa e pronuncia-se: “suplá”, que significa “sob o prato”, sendo sous = sob e plats = prato. Ele aparece na história em meados do século XIX, mas ganhou popularidade após os anos 90.

Geralmente o sousplat possui um diâmetro de 35cm, pois precisa ter uma borda maior em relação ao prato raso. Além disso, é um item decorativo e pode ser encontrado em diversos tipos de materiais e designs diferenciados.

Mesa posta com sousplat Rattan Select

Como usar o Sousplat?

Se você ainda tem dúvidas sobre a utilidade, listamos 5 dicas de como usá-lo e qual sua função na mesa:

  1. O sousplat não pode substituir o prato, ou seja, não deve ser usado para servir as refeições diretamente nele. Ele serve como um suporte para os pratos e permanecem na mesa durante toda a refeição, até mesmo entre a troca entre o prato de entrada para o prato principal.
  2. O sousplat é o primeiro a ser dispostos e deve ser colocado dois dedos acima da borda da mesa para evitar que encoste no convidado. Em seguida, é colocado o prato principal ou prato de entrada, se houver, sobre ele.
  3. O sousplat deve ser retirado somente antes servir a sobremesa.
  4. Por mais que o sousplat crie um lindo efeito e pareça apenas um item de decoração ele pode ser muito útil. A peça ajuda a proteger a toalha, marca os lugares e evita que o prato deslize na hora de cortar algum alimento.
  5. Não é necessário que o sousplat seja do mesmo estilo ou estampa do prato ou guardanapo. O essencial é que haja harmonia na composição. Você pode usar a criatividade e montar uma composição linda que combine com os demais elementos dispostos à mesa.
Mesa posta com sousplat Greco Jônico Ferrugem

Para concluir, sempre é bom planejar alguns dias antes do almoço ou jantar os itens que você vai usar e, se possível, testar suas combinações. Assim, se perceber que algo está faltando ou não está em sintonia com os demais itens, terá tempo suficiente para procurar uma solução.

E você ainda pode visitar a nossa Loja Online para conferir uma diversidade de produtos para organizar e decorar sua mesa, peças que vão encantar seus convidados. Caso queira aprender dicas de como montar a mesa, baixe nosso e-book gratuito: “5 Dicas Práticas para Montar a Mesa Perfeita”.

Se ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários, vamos ajudar você!

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem sobre este item must have da mesa posta!